Buscar
  • Brazilian Tours

Você conhece os cenotes?

Atualizado: Fev 2





É até difícil falar do Caribe - principalmente do México - sem falar dos cenotes, lindos e cheios de mistérios eles chamam a atenção de todos os turistas que visitam a região, mas o que você sabe sobre os cenotes?


Tecnicamente, cenotes são poços de água naturais bem profundos que conectam as superfícies com as áreas alagadas subterrâneas brotando água do coração da terra.


Alguns deles, como o de Chichén Itzá, podem medir até 10 metros de diâmetro, mas a maioria deles são bem pequenos.


Eles estão espalhados por diversos lugares, mas, a região de Yucatán no México chama a atenção pela quantidade com mais de 10 mil cenotes registrados e muitos deles abertos para a visitação.


Existem diversos tipos, de acordo com a idade, abertos, fechados, semi-abertos ou cavernas, todos possuem sua beleza, mas os que mais chamam atenção são os de caverna, onde é possível até mesmo fazer mergulho, para os mais aventureiros.


Suas águas geralmente são limpas e frias, chegando a um máximo de 24 graus celsius, já que surgem da lenta filtragem da água da chuva através do solo, sendo algumas até boas para o consumo, o que as tornam perfeitas para um nado revigorante e energizante!


Cenotes México


Esses impressionantes lagos chamam a atenção das pessoas desde a época dos Mayas, que acreditavam que eram lugares sagrados e tinham um importante papel em diversos rituais dos povos antigos, incluindo o sacrifício.


Os Mayas acreditavam que esses poços eram portais para a vida após a morte e que ligavam a superfície ao submundo.


Arqueólogos que realizaram investigações no “Cenote Sagrado” encontraram restos de ossos humanos e objetos de sacrifício no fundo do poço, acredita-se que os rituais eram dedicados ao deus da chuva Chaac, atualmente esse cenote é uma área protegida pela UNESCO.


O nome cenote vem dos Mayas que batizaram esses lugares sagrados de “Dz´onot” que significa “caverna com água”, além dos rituais e sua conexão espiritual, os cenotes eram usados como fonte de água potável para o consumo e agricultura, garantindo a sobrevivência desse povo por muitos anos além de que consideravam que suas águas tinham propriedades curativas.


Ao visitar um cenote é importante considerar suas águas frias - o que às vezes é um alívio nos dias de verão mexicanos. Normalmente os passeios deixam a visita mais para a tarde, quando faz mais calor e o sol ajuda um pouco a se esquentar, de manhã pode ser bastante difícil entrar na água.


Também é muito importante considerar sua profundidade, principalmente se viajam com crianças ou se não nada tão bem.


Os cenotes podem ser muito profundos e possuem cavernas, troncos de árvores e rochas na sua profundidade, assim que pode ser bastante perigoso, todos os cenotes fornecem coletes salva-vidas na chegada, mas ainda assim é bom estar atento e respeitar todas as regras e indicações dos guias, eles conhecem o lugar como ninguém.


Para as pessoas que são certificadas em mergulho, essa pode ser uma excelente opção para variar o cenário do mergulho, indicada para mergulhadores certificados e experientes devido a um certo grau de dificuldade, essas piscinas possuem uma fauna e flora fascinantes e sem dúvida proporcionam uma experiência inesquecível.

passeios cenote méxico


Há muitos lugares no México onde é possível visitar um cenote, mas quase todos eles estão em parques ou áreas privadas, sendo alguns dos mais conhecidos:


  • Ik - Kil - Conhecido como o “cenote sagrado azul” está localizado na cidade sagrada de Chichen Itzá e tem mais ou menos 130 metros de profundidade. Esse cenote chama a atenção por sua localização privilegiada e grande abertura, o que faz com que os raios de sol cheguem direto às suas águas mostrando todas as cores que vão do azul turquesa a um verde escuro e toda a sua beleza, nesse cenote é permitido o nado, snorkel e mergulho. Por estar dentro da área de Chichen Itzá esse pode ser um dos lagos mais cheios, assim que se aconselha visitá-lo mais cedo, dentro das instalações há armários com chaves, onde podem guardar mochilas e coisas pessoais antes de nadar.


cenote il kil Chichen Itzá

  • Gran Cenote - Localizado na belíssima área de Tulum esse cenote impressiona pela sua beleza e combinação de água cristalina e suas formações rochosas, ele apresenta diversas cavernas e rios subterrâneos que chegam a 300 km de extensão o que pode atrair tartarugas e peixes que podem ser vistos nadando em suas águas. Esse lago é aberto, o que permite que o sol entre diretamente deixando a água ainda mais bonita e formando diversos tipos de vegetação ao redor. Para os mais aventureiros, podem atravessar de uma entrada a outra do lago através de uma semi-caverna com morcegos!


Gran Cenote Mpexico

  • Dos Ojos - Também localizado ao sul de Tulum, esse cenote tem esse nome pois está formado de dois cenotes circulares conectados um dos lugares mais famosos entre os mergulhadores de água doce. Ele está localizado dentro do parque Dos Ojos, que possui acesso a outros cenotes e atividades como tirolesa.


cenote dos ojos méxico

  • Rio Secreto - Um dos cenotes mais famosos e impressionantes por estar dentro de uma caverna, esse cenote está dentro do parque Rio Secreto, possuindo assim uma confortável estrutura de banheiros, chuveiros, armários e todos os equipamentos necessários para a exploração além de possuir outras atrações no parque como rapel e tour de bicicleta.


cenote rio secreto méxico

Se a sua intenção é conhecer cenotes, o Caribe é o lugar perfeito para a sua viagem, sendo uma experiência fantástica e inesquecível para toda a família!




Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cenote

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/turismo/internacional/america/caribe/cercados-de-misterios-cenotes-despertam-curiosidade-no-mexico,08e27b825e5ea310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html