Buscar
  • Brazilian Tours

Você conhece Chichén Itzá?

Quando começamos a programar uma viagem ao México, um dos primeiros passeios que vêm à cabeça é uma imperdível visita às ruínas da antiga civilização Maya, em especial Chichen Itza, sendo uma das mais famosas por sua boa conservação e proximidade de Cancun, mas, você conhece Chichén Itzá?


Pirâmide Chichen Itzá

Chichén Itzá foi uma das maiores cidades pré-colombianas construída pelos Mayas no final do período clássico, na época do apogeu dessa civilização a cidade era um dos maiores centros urbanos e de comércio e atualmente recebe a cada ano cerca de 1,2 milhões de turistas de todo o mundo.

As ruínas de Chichen Itzá estão localizadas a aproximadamente 2 horas e meia de Cancun (196,6 km) e foram construídas entre os anos 900 d.C, devido à grande influência do comércio e diferentes povos que viviam no local, como os toltecas, a cidade chama a atenção por uma interessante mistura arquitetônica de diferentes estilos.


Observatório Chichen Itzá

A construção mais famosa até os dias de hoje, é “El Castillo” (Templo de Kukulcán) com uma altura de 30 metros e exatos 365 degraus representando a perfeição do antigo calendário Maya, este chama a atenção por sua única arquitetura formada por triângulos que quando refletidos pela luz do sol, na época dos equinócios, formam a figura de uma serpente na lateral da pirâmide.

Chichen Itza foi eleita em 2007 como uma das sete novas maravilhas do mundo e é sem dúvida uma parada obrigatória para quem viaja a Cancún ou à Playa del Carmen.

Historiadores acreditam que a cidade foi construída neste local devido a proximidade com o cenote Xtoloc que até hoje pode ser visitado e era fonte de água fresca para a cidade.


Cenote Chichen Itzá

Atualmente não é permitido subir ao topo da pirâmide devido a um acidente que terminou com a morte de uma turista, porém há muita coisa para conhecer e explorar nessas ruínas como El Castillo, o campo onde praticavam esportes (algo como o futebol mas usando a cintura e uma bola muito mais pesada), o observatório, o templo dos guerreiros, os cenotes e muito mais. Quem quer ter a experiência de escalar uma pirâmide Maia pode ir nas ruínas de Cobá onde ainda é permitido.



O que saber para planejar a sua visita?


Indo com um tour guiado desde Cancun ou Playa del Carmen pode seguir tudo o que o guia manda pois eles conhecem o lugar, seus horários e segredos como ninguém, porém, se planeja conhecer Chichén Itzá por conta própria algumas coisas devem ser consideradas:

  • Se pretende alugar carro para chegar até lá pode ir despreocupado pois é muito fácil e barato estacionar logo na entrada das ruínas.

  • Planeje o que quer conhecer e a que horas, as ruínas são muito grandes, podendo demorar de 2 a 3 horas para percorrer tudo, sem considerar que é o segundo lugar mais visitado do México fazendo com que alguns lugares possam ficar cheios e inacessíveis por causa dos grupos, assim que tente chegar bem cedo ou depois das 3hrs da tarde, quando os grupos começam a dispersar aos cenotes.

  • A entrada ao parque custa em média USD 15 para adulto, mas lá somente pesos mexicanos são aceitos, assim é melhor levar dinheiro na moeda local, mais ou menos 232 pesos e levar trocado para comprar água ou o que precisar por lá.

  • Se quiser conhecer melhor o lugar pode contratar um guia logo na entrada, sempre há muitos disponíveis e é bastante recomendado já que as ruínas escondem mistérios e curiosidades que não poderá conhecer por conta própria.

  • Pesquise e planeje todas as ruínas antes de ir ou poderá perder lugares importantes da cidade por estarem um pouco afastados e até escondidos entre as árvores.

  • Se preocupe mais em estar confortável que na moda, toda a cidade está construída em pedras podendo ser assim um pouco cansativo e difícil de andar em alguns lugares, o ideal é ir com sapatos fechados e roupas frescas e confortáveis lembrando sempre de levar um boné ou chapéu já que essa é uma área muito quente e quase toda aberta e sem sombra, lembre sempre de levar muita água e protetor solar.

  • Os cenotes próximos à cidade podem ser visitados mas não são aptos para banho, assim que não se preocupe em levar bikini ou toalhas.

  • Programe-se para comer fora das ruínas, apesar de encontrar bebidas e snacks à venda é muito mais barato e agradável comer no pequeno vilarejo que está a poucos metros de Chichen Itzá.

  • Vá preparado para caminhar muito, se cansar, aprender coisas incríveis e conhecer um dos lugares mais fascinantes do mundo.

Pronto para reservar seu passeio a Chichen Itzá? Entre em contato e te ajudamos com todos os detalhes.