Buscar
  • Brazilian Tours

Você conhece as gírias Dominicanas?

Uma parte muito importante e uma das mais interessantes da viagem é conhecer a cultura e ver o quão iguais ou diferentes podemos ser, quais as crenças, costumes e tradições identificam cada povo, essa é uma maneira maravilhosa de abrir nossa cabeça e aprender a respeitar mais uns aos outros entendendo a beleza das diferenças e o quanto podemos aprender quando vemos a vida de uma perspectiva diferente.


Além das comidas, música e dança, uma maneira de conhecer a uma cultura é através do idioma, como se expressam e como tratam uns aos outros podem dizer muito sobre as pessoas, por isso resolvemos colocar aqui um guia da peculiar comunicação dominicana e testar o quanto você conhece as gírias dominicanas.

Não importa quantos anos você estudou espanhol ou o quanto se aplicou no seu intercâmbio para adquirir fluência, gírias são únicas de cada povo, cada região, cada tribo tem a sua e por isso são tão especiais e divertidas.


Podemos ter uma ideia das particularidades desse idioma único neste divertido vídeo feito pelo Banco Caribe. Está preparado para se surpreender?




Chulo - Qualquer coisa que seja bonita, legal ou boa ex: uma viagem chula, mulher ou homem (chula/o), algum objeto chulo, e se for muito chulo é chulísimo!


Tíguere - Se diz das pessoas espertas, que têm jogo de cintura e sabem tirar vantagem das situações (e às vezes das pessoas).


Guagua - Essa gíria pode levar a muita confusão já que Guagua no Chile é como se chamam os bebês pequenos, mas, na República Dominicana, guagua pode ser qualquer ônibus ou transporte de pessoas, turistas ou funcionários. Ex: Aguenta aí que já vem a Guagua (rsrsrs).

Un Chín - Un Chín é um pouco, de qualquer coisa. Ex: Espera um chín, coloca mais un chín de café…


Que lo que (KLK) - Essa é dessas gírias que servem para tudo, em geral é uma maneira de comprimentar quando se chega em algum lugar, algo como “e ai?” ou “whats up” em inglês, mas pode ser usado quando se espera uma resposta ou posição de alguém.


Paraguayo - Se diz da pessoa que é um pouco tonta ou lenta, ou até das pessoas que se deixam tirar vantagem, pode ser usado como um xingamento leve (se é que isso existe) como tonto ou bobo ou quando alguém se engana ou se confunde com algo.


La vaina - Seria como o “trem” mineiro que serve para tudo (rsrsrs), la vaina seria uma coisa qualquer. Quando está buscando algo pode dizer - Donde esta la vaina. Ou se não alcança algo - Busca me la vaina. Ou ainda se simplesmente não se lembra do nome de algo - La vaina esa….


Pana - Pana é um amigo, companheiro, um parceiro, alguém com quem podemos contar Ex: Ese sí es pana!


Conhece alguma outra gíria que não está aqui?


Que Chulo! Klk pana, tú sí eres un tíguere, toma un chín de tu tiempo y manda esa vaina para actualizarnos!!




Brazilian Tours  - República Dominicana - México   

Whatsapp.:+18095047521

Email:  brazilians.inf@gmail.com    |       facebook: /braziliantours   |     Instagram: @braziliantours