Buscar
  • Brazilian Tours

O que você sabe sobre as estrelas do mar?

Um dos passeios mais buscados e falados em Punta Cana sem dúvida é a visita à Ilha Saona, seja pelos filmes que foram filmados lá, por sua beleza natural ou pela festa no catamarã, esse passou a ser um passeio quase que obrigatório para todos os turistas que viajam à Punta Cana.


Todo o passeio é maravilhoso e merece que aproveitem cada minuto, mas uma das partes mais bonitas é a parada nas piscinas naturais para nadar, se refrescar e ver as famosas estrelas do mar, mas o que realmente você sabe sobre as estrelas do mar?


estrelas do mar ilha saona

Esses curiosos animais pertencem ao grupo dos equinodermos, animais marinhos com “espinhos na pele” existem mais de 1900 espécies de estrelas do mar, mas, as que são encontradas na Ilha de Saona são de cor alaranjada, com 5 braços e tamanho aproximado de 15 a 25 cm de diâmetro, sem articulações.


Os braços são os veículos locomotores que possuem também um tentáculo tátil que funciona como órgão sensorial (para que possam sentir e se localizar), têm a boca no centro do corpo e um sistema digestivo completo, podendo se reproduzir tanto sexuadamente com fertilização externa quanto assexuadamente.


estrelas do mar isla saona

Esses interessantes animais também possuem a capacidade de regeneração de partes danificadas ou braços perdidos, podendo até lançar seus braços como forma de defesa.


Elas se alimentam basicamente de matéria orgânica depositada no fundo do mar, e têm uma enorme importância ambiental para manutenção de corais e equilíbrio marinho.


As estrelas do mar vivem no fundo do mar pois são muito sensíveis à luz e as mudanças de temperatura que vem de diferentes correntes, assim não podem sobreviver fora da água ou em água doce.


Além da manutenção do habitat marinho através do controle de corais, essas espécies estão chamando cada vez mais a atenção do meio científico que busca usar a substância viscosa que cobre o corpo das estrelas do mar para tratamento de doenças inflamatórias, asma e artrite fazendo com que esses animais ganhem ainda mais importância para nós.


Não há como negar que as estrelas do mar são animais complexos e fascinantes que despertam a curiosidade e chamam a atenção de todos os que visitam a Ilha Saona, o que nos enche de orgulho e felicidade pois quanto mais gente conhecer esses animais e se apaixonarem mais vão querer cuidar e saber sobre eles.


estrelas do mar passeio saona

Assim que convidamos a todos para que venham conhecer um dos animais mais fascinantes do mundo marinho, lembrando sempre de evitar pegá-los com as mãos e principalmente tirá-los da água já que podem morrer em alguns segundos fora da água.


O ideal é usar o equipamento de snorkel para apreciar a beleza e complexidade desses seres e tirar as fotos embaixo d'água, o que vale também como dica pois com um pouco de imaginação se pode fazer fotos realmente incríveis e originais mergulhando com as estrelas do mar.


Nade com elas, veja as estrelas do mar, aprecie sua beleza mas principalmente cuide delas e da continuação da espécie para que continuemos admirando esses incríveis animais por muitas gerações.