Buscar
  • Brazilian Tours

Comidas típicas da República Dominicana:

Além de um merecido descanso, belezas naturais e praias maravilhosas, quando viajamos também queremos conhecer mais sobre o país e sua cultura, o que envolve as pessoas, música, artesanato, cores e sabores.

A cozinha dominicana é conhecida por seu sabor forte e envolvente com influências indígenas, espanholas e africanas, com muito uso do plátano, feijão, arroz, frango e claro, muita fritura!

Criamos um guia com as melhores comidas que você não pode deixar de experimentar na sua visita à Punta Cana, prepare seus sentidos e embarque nesta envolvente viagem gastronômica:


Mangú:


Mangú Punta Cana

Mangú é um dos pratos mais tradicionais da culinária dominicana, sendo normalmente consumido no café da manhã mas podendo ser encontrado no almoço e jantar também, pode ser consumido com diferentes acompanhamentos como camarão, carne, frango, mas o mais tradicional é acompanhado com ovos e salame frito ganhando assim o apelido de “os três golpes”.

Esse simples e delicioso prato é preparado à base de plátano verde, sendo um purê de plátano, sal e manteiga.

A lenda conta que esse prato era conhecido como purê de plátano, até que os soldados estadunidenses chegaram ao país e costumam exclamar “man, good!” ao provar o purê, assim que os moradores locais apelidaram de mangú, nome que leva até hoje.


Sancocho:


Sancocho Punta Cana

Sancocho pode ser considerado como o prato oficial dominicano, apesar de esse nome ser usado em diversos países da América Latina para se referir ao caldo de carne, vegetais e tubérculos.

O Sancocho tradicional preparado na República Dominicana é o que usa 7 tipos de carnes de 4 diferentes animais, sendo eles o boi, frango, porco e bode, misturados com mandioca, milho, raízes e outras verduras, mas nunca batata, macarrão ou molho de tomate, para criar um caldo delicioso e nutritivo, as versões mais simples podem incluir apenas carne de boi ou de frango.

Por ser um prato muito elaborado e que demora muito para preparar, normalmente é feito apenas em ocasiões especiais e muito apreciado pelos locais.


Pasteles en Hoja:


pastel en hoja punta cana

Comumente encontrados nas mesas de comemoração de natal, esse prato é muito tradicional na culinária dominicana e latina em geral.

Essa massa é feita à base de víveres brancos e amarelos como plátano verde e maduro, mandioca, inhame, entre outros, e pode ser recheada com carne ou frango, tudo isso é envolvido em folhas de bananeira e cozidos até que a massa e as carnes estejam macias e deliciosas, é um prato bastante nutritivo e apreciado em Punta Cana.


Tostones:


tostones punta cana

Sem dúvida a opção mais tradicional de acompanhamento para qualquer prato, feito de plátano verde frito, esse acompanhamento vai com tudo por aqui.

Não importa qual é o prato principal, o dominicano sempre vai achar ele melhor se estiver acompanhado de tostones, podendo provavelmente ser comparado às batatas fritas para os brasileiros.



Habichuelas con Dulce:


prato típico punta cana

Esse doce é tão intrigante quanto delicioso, sendo sem dúvida um dos mais diferentes e surpreendentes pela combinação de seus ingredientes.

É a sobremesa mais importante da quaresma dominicana e é preparada à base de feijão, isso mesmo, o feijão é a estrela dos doces por aqui.

Esse é um daqueles pratos tradicionais que cada família tem a sua receita e nunca vão estar de acordo em como preparar, mas basicamente é feito com feijões, leite de coco, leite evaporado, canela, baunilha, batata, cravo e muito açúcar.

Na maioria das culturas do mundo esses ingredientes juntos não formariam nada, mas aqui, eles criam uma receita mágica e muito apreciada que não pode ser explicada, deve ser provada.


La Bandera Dominicana:


culinária dominicana

Este seria o tradicional arroz com feijão brasileiro, é o prato do dia a dia dominicano que pode ser encontrado em todas as casas.

Composto de arroz branco, feijão cozido, salada verde, frango cozido e claro, tostones.


Na dúvida de qual provar está permitido experimentar um pouquinho de cada um ;)